segunda-feira, 25 de abril de 2011

CEJA Licínio Monteiro da Silva - Várzea Grande


Um dos objetivos desta atividade foi demonstrar as diferenças entre contar e ler um conto.
Segundo Gislayne Matos (2005, p.6), " Existe diferença entre contar e ler uma história, porque também existe uma diferença entre palavra oral e palavra escrita. Quando a comunicação se dá através da palavra oral, nosso centro de percepção é o auditivo. (...)
A expressão do corpo, os gestos, o ritmo e a entonação de voz imprimem sentido às palavras e desvelam para o ouvinte as emoções por trás do texto.
No caso da leitura (palavra escrita), o centro da percepção passa a ser o visual. O ato de ouvir e o de ler exercem sobre nós funções diferentes e também acionam em nós faculdades diferentes. É fácil concluir que ambas (ouvir e ler) são experiências importantes.
A arte do contador envolve expressão, improvisação, interpretação, interação com seus ouvintes. O leitor, por sua vez, empresta sua voz ao texto. Pode utilizar recursos vocais para que a leitura se torne mais envolvente para o ouvinte, mas não recria o texto, não improvisa a partir dos estímulos do auditório".

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